Kyaung

Um monastério tradicional, feito de madeira

Um kyaung (birmanês: ဘုန်းကြီးကျောင်း [pʰóʊɴdʑí tɕáʊɴ]) é um monastério (viara), que é composto pelos alojamentos e lugares de trabalho dos monges budistas. Os kyaungs birmaneses às vezes também são habitados pelos noviços (samanera), assistentes leigos (kappiya), monjas e jovens acólitos observantes dos cinco preceitos (ဖိုးသူတော် phothudaw).[1] Kyaungs geralmente são construídos em madeira, o que significa que poucos dos monastérios existentes do século XVIII para trás ainda existem.[2] Kyaungs existem em Myanmar (Birmânia), assim como nos países vizinhos com seguidores da tradição budista teravada, inclusive partes adjacentes da China, tais como o região de Dehong Dai e Jingpo.

O kyaung é tradicionalmente o centro da vida social nas vilas birmanesas, servindo tanto como escola, quanto como centro comunitário, lugar de oferecimento de donativos aos monges, ponto de celebração de festivais budistas e foco de observação de uposatha.

Os monastérios não são criados pelos membros da sanga, mas sim pelos leigos que doam o terreno ou recursos financeiros para apoiar e manter as instituições.

  1. Houtman, Gustaaf. Traditions of Buddhist Practice in Burma. [S.l.: s.n.] 
  2. Johnston, William M. Encyclopedia of Monasticism. [S.l.: s.n.] ISBN 978-1-136-78715-7 

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search